25/12/2022 às 12h15min - Atualizada em 25/12/2022 às 12h15min

Maioria dos brasileiros não concorda com os atos que contestam os resultados das eleições presidenciais

Maioria dos brasileiros não concorda com os atos que contestam os resultados das eleições presidenciais de outubro.

Tarcísio Sá
Agência Rádio2
De acordo com pesquisa Datafolha, realizada com duas mil e 26 pessoas em 126 municípios do país entre os dias 19 e 20 de dezembro, 75% das pessoas são contra os bloqueios de rodovias e aos acampamentos na porta de quartéis.
Os movimentos ocorrem pelo país desde que o presidente Jair Bolsonaro perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva e são considerados ilegais, uma vez que os manifestantes pedem intervenção militar.
Além dos 75% que são contrários, o Datafolha revelou que 3% das pessoas são indiferentes aos movimentos, 1% não tem opinião a respeito e 21 em cada 100 brasileiros concordam os atos antidemocráticos.
O recorte por região mostra que o apoio aos atos contra o resultado das urnas é maior no Centro-Oeste e no Norte, onde o índice dos que validam os movimentos chega a 29%. Já a região com o menor percentual favorável às manifestações é o Nordeste, apenas 19%.
Ainda de acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados consideram que as pessoas que pedem golpe militar nesses atos devem ser punidas, porque desrespeitam a Constituição; 40 em cada 100 acham que elas não devem ser punidas, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia e 4% não souberam responder.
O Datafolha também revelou que a maioria dos brasileiros não concorda com as ordens do Judiciário para bloquear perfis e contas em redes sociais de pessoas que atacam a democracia: 63% se dizem contra esse tipo de medida, 32% apoiam a justiça, nesses casos, e 3% não souberam responder.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp