16/02/2023 às 09h24min - Atualizada em 16/02/2023 às 09h24min

Cresce o número de brasileiros que pedem ajuda para voltar de Portugal

Na terra de Cabral vinho, flores e fado pode se transformar em desilusão

Tarcísio Sá - Por Milena Abreu
Agência Rádio2
Foto/ Pexels-Lisa Fotos
Quando a situação aperta aqui no Brasil, como tem acontecido para muita gente nos últimos tempos, em meio à crise econômica e ao desemprego alto, a ideia de viver em outro país, com melhores condições, costuma vir à cabeça.
E foi com essa expectativa que, nos últimos anos, milhares embarcaram rumo a outras nações.
Um dos destinos mais comuns foi Portugal.
Mas, assim como nem tudo são flores por aqui, às vezes as coisas também complicam em outras partes do mundo.
Claro que muita gente se da bem quando arrisca a vida no exterior - e isso acontece também com muitos dos que vão a Portugal -, mas uma reportagem publicada no site da Rádio França Internacional revelou que o número de brasileiros em Portugal que pediram ajuda para voltar ao Brasil em 2022 quase quadruplicou em comparação com 2021.
Na verdade, o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração da Organização Internacional para as Migrações, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, registrou alta geral nos pedidos de ajuda nos últimos meses em Portugal. Considerando todas as nacionalidades, os pedidos saltaram de 288 em 2021 para 1.051 em 2022.
Em 2021, 113 brasileiros retornaram ao Brasil com a ajuda do dispositivo; no ano passado, esse número saltou para 394 em 2022.
Entre as principais dificuldades encontradas pelos brasileiros que pedem ajuda para voltar de Portugal estão o desemprego, a dificuldade de entrar no mercado de trabalho e o custo de vida elevado no país europeu.
 Milena Abreu
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp