15/06/2023 às 09h41min - Atualizada em 15/06/2023 às 09h41min

GINECOLOGISTA DE ANÁPOLIS É CONDENADO A MAIS DE 277 ANOS DE PRISÃO POR CRIMES SEXUAIS EM DUAS DENÚNCIAS OFERECIDAS PELO MPGO

Tarcísio Sá - Por
Fonte - Assessoria de Comunicação Social do MPGO
Imagem/banco de imagens

O médico ginecologista Nicodemos Júnior Estanislau Morais foi condenado a mais de 277 anos de prisão por crimes sexuais praticados contra 21 pacientes em Anápolis. A condenação refere-se a duas sentenças proferidas em denúncias oferecidas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) em 2021.

No entanto, as penas impostas ao médico somam mais de 309 anos, já que ele foi condenado em outras 4 denúncias. Nas 6 ações penais que tramitam na comarca, foram identificadas 45 vítimas, a maioria delas por estupro de vulnerável. Das sentenças, cabe ainda a possibilidade de recurso ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Nessas duas decisões mais recentes ele foi condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável -previsto no artigo 217-A do Código Penal (CP), parágrafo 1º, relativamente a 9 e 12 vítimas, respectivamente. Além da pena privativa de liberdade, Nicodemos Júnior foi também condenado a indenizar as vítimas, no valor de R$ 100 mil cada uma, conforme pedido pelo MPGO nas denúncias.

A decisão aponta que os estupros foram praticados com o pretexto da realização de um exame ginecológico, “demonstrando a maior reprovabilidade de seu comportamento”, aponta o documento. É detalhado ainda que o réu traçava um perfil psicológico mais frágil para a escolha de suas vítimas, além da visível premeditação no cometimento do crime com a elaboração dessa espécie de “anamnese” (diálogo estabelecido entre o profissional de saúde e o paciente a fim de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados à sua condição).

Nicodemos Júnior possui ainda condenações no Distrito Federal e na comarca de Abadiânia, em Goiás.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp