06/03/2024 às 11h01min - Atualizada em 06/03/2024 às 11h01min

Câmara de Vereadores de Campo Alegre de Goiás realiza cerimônia em homenagem ao dia internacional da mulher

Por Tarcísio Sá
Foto/Adriano Estrela
Esta terça-feira (05), além de dia de Sessão Ordinária, foi dia de homenagem as mulheres de Campo Alegre de Goiás no Parlamento da cidade. Ainda no decorrer da Sessão, o Auditório José Barbosa de Brito já recebia um bom número de representantes do sexo feminino o que foi aumentando gradualmente.

Uma cerimônia simples mais acolhedora para celebrar o dia internacional da mulher comemorado dia 08 de março, próximo.
"O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente à como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.

Inúmeros estudos comprovam que ainda hoje as mulheres sofrem com a desigualdade no mercado de trabalho em relação aos homens. A presença das mulheres no mercado de trabalho ainda é menor do que a dos homens, uma vez que dados de 2018 apontam que, no mundo, apenas 48% das mulheres maiores de 15 anos estão empregadas – para os homens, esse número é de 75%.
Atualmente, menos de 70% dos homens concordam com o fato de que muitas mulheres preferem trabalhar a ficar em casa cuidando de serviços domésticos. As mulheres ainda sofrem prejuízos no mercado de trabalho por engravidarem, uma vez que o número de mulheres que abandonam o seu trabalho por conta de seus filhos chega a 30%, enquanto que somente 7% dos homens abandonam seus empregos pelo mesmo motivo.

Para agravar essa situação, metade das mulheres que engravidam perdem seus empregos quando retornam da licença-maternidade e ainda, em pleno século XXI, existem aqueles que defendem que mulheres devem ganhar menos, simplesmente por poderem engravidar. Isso, inclusive, é uma realidade no Brasil, pois as mulheres recebem, em média, 20% menos que os homens.

Todas essas estatísticas demonstram como o preconceito de gênero prejudica as mulheres no mercado de trabalho. As mulheres, no entanto, não têm a sua vida prejudicada somente no mercado de trabalho, uma vez que a violência de gênero, o abandono que muitas sofrem de seu parceiro durante a gravidez e os assédios são realidades de muitas mulheres.

O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito.”(brasilescola).

Uma Casa Legislativa precisa estar atenta a essas questões e proporcionar o debate necessário na tentativa de construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Na cerimônia, o Vereador Reni Rúbio foi o primeiro a abordar o tema, no uso da palavra prestou sua homenagem as mulheres, enaltecendo as mesmas, através da pessoa da sua colega de Parlamento Maria de Jesus, a única representante feminina no Legislativo Municipal.
Em seguida o Vereador Ney Ribeiro, frisou sobre a importância da mulher em todos seguimentos da sociedade. O que foi ressaltado nas palavras do Vereador Tiãozinho Honorato, que também fez questão de enaltecer a luta da mulher campo-alegrense, já a Vereadora Maria de Jesus usou da tribuna, iniciando sua fala ao ler um versículo bíblico citando provérbios 31:10: “uma mulher de valor, quem poderá encontrá-la? ela é muito mais preciosa que as joias.” Citou sua experiência e suas dificuldades enquanto legisladora por ser mulher e da necessidade de mais mulheres ocuparem espaço na política.
O Presidente Cleyton Santos também usou da palavra, para falar da importância da mulher na sociedade e na política. Iniciou sua fala cumprimentando a Primeira Dama do Município Dona Maria Aparecida Fleury Siqueira (Cidinha), cumprimentando todas as mulheres presentes na Sessão, agradeceu a presença de todas, afirmando que a mulher é o expoente maior, quem toma as decisões mais sábias e impressiona por fazer as melhores escolhas, Cleyton ressaltou: “uma mulher forte, destemida e corajosa enfrenta de pé qualquer desafio e se reinventa todos os dias.” Finalizando sua fala parabenizou as mulheres de Campo Alegre de Goiás, pelo dia internacional de luta da mulher.
A Primeira Dama do Município Dona Maria Aparecida Fleury Siqueira (Dona Cidinha), foi convidada a tribuna, e discorreu sobre a luta da mulher na sociedade, falou das suas próprias dificuldades e também das vitórias quando esteve à frente do executivo da cidade, lembrou dos motivos do dia internacional da mulher e fez questão de enaltecer a luta diária de algumas mulheres que estavam na cerimônia, momento que despertou emoção nos presentes.
Após a fala da Primeira Dama Dona Cidinha, uma mensagem foi proferida pela assessoria de comunicação da Câmara, em seguida ocorreu a entrega de flores e alguns mimos as mulheres presentes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp