08/06/2024 às 09h54min - Atualizada em 08/06/2024 às 09h54min

PCGO desarticula organização criminosa de furto de caminhonetes de luxo

Fonte/PCGO
Foto/PCGO
A Polícia Civil de Goiás, através Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), em conjunto com a Polícia Militar de Goiás e Polícia Técnico-Científica, deflagrou hoje (6) a Operação Lastwagen, visando desarticular uma organização criminosa interestadual, que atuava no furto de caminhonetes de luxo. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. Além disso, foi apreendido um veículo com suspeita de adulteração.
Segundo as investigações, o grupo atuava desde 2023, efetuando a subtração de veículos, do tipo caminhonete, as quais eram desmanchadas e suas peças, encaminhadas para comercialização em Goiânia. Há nos autos elementos indicativos de que o grupo criminoso atuava também no Tocantins e Mato Grosso.
Convém destacar que, visando dificultar a atividade investigativa e a repressão pelas forças policiais, os criminosos planejavam os delitos para que as subtrações ocorridas em dias próximos fossem executadas em cidades distantes uma da outra, de forma a não concentrar as investigações em um local e não chamar atenção das autoridades para a atuação da orcrim. No entanto, após compartilhamento de informações entre a DERFRVA, 7º CR/PMGO e 9ª DRP/PCGO, foi identificada a atuação da organização criminosa e os seus autores vinculados a mais de 20 ocorrências de furtos, praticados em 2023 e nos primeiros meses de 2024.
Os crimes ocorreram em diversas cidades do interior do Estado, como Catalão, Iporá, Pirenópolis e Sanclerlândia. Chama atenção dos investigadores a rapidez com que os furtadores conseguiam abrir e ligar os veículos, utilizando de equipamentos capazes de driblar alguns dos dispositivos de segurança.
Entre os alvos desta fase da operação constam os indivíduos responsáveis pelo furto dos veículos e também receptadores (proprietário de loja de peças usadas), que é apontado como destinatário final das peças retiradas das caminhonetes furtadas.
As investigações prosseguem, com análise dos elementos colhidos nesta fase, bem como o interrogatório dos presos. Destaca-se que o sucesso da investigação e da operação somente foi possível devido a integração e intercâmbio de informações entre as forças policiais de Goiânia e do interior do Estado.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp