09/10/2022 às 11h20min - Atualizada em 09/10/2022 às 11h20min

EM ATUAÇÃO INTEGRADA, MPS DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL PROPÕEM AÇÕES PARA MELHORIA DA SAÚDE NO ENTORNO A SECRETÁRIOS DE GOIÁS E DO GDF

- Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações da Assessoria do MPDFT
MPGO
Reunião aconteceu na sede da secretaria de Saúde do MPDFT, em Brasília
Em desenvolvimento das tratativas acordadas em termo de cooperação técnica firmado entre o Ministério Público de Goiás (MPGO) e o MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), integrantes das duas instituições reuniram-se para a proposição de melhorias no atendimento em saúde na região do Entorno. As ações sugeridas devem abranger dois temas principais: o fluxo de pacientes entre as duas unidades da Federação (por meio das pactuações) e o trabalho de contenção de arboviroses, como a dengue.
O encontro, realizado nesta quinta-feira (6/10), aconteceu na sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em Brasília. Além da secretária do Distrito Federal, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, participou o secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rogério Rodrigues Batista. Pelo MPGO, estiveram na reunião a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, e a coordenadora da Área de Saúde do Centro de Apoio Operacional, Lucinéia Vieira Matos. Representando o MPDFT, compareceu ao encontro o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, as promotoras de Justiça Hiza Maria Silva Carpina Lima e Lívia Rabelo e o promotor Bernardo Barbosa Matos.
Entre as definições da reunião está a formação de grupos de trabalho que atuarão em três diferentes vertentes:
- Análise dos possíveis serviços de saúde a serem pactuados
- Proposição de um sistema de regulação de vagas entre Goiás e Distrito Federal
- Definição de ações de vigilância em Saúde
Segundo ponderou a promotora Lucinéia Matos, “a união de esforços para servir melhor o cidadão é o propósito que o Ministério Público traz”. E acrescentou: “Ficamos muito contentes com a sensibilidade e com acolhida da secretária de Saúde do DF e do secretário de Goiás. Há uma boa perspectiva para o futuro da população de toda essa região”.
O procurador José Eduardo Sabo, do MPDFT, elogiou a soma de esforços das duas secretarias. “São milhares, se não mais de 1 milhão de pessoas, que transitam entre o DF e Goiás, por isso, um tratamento único, atencioso e eficaz por parte dos dois Estados é essencial”, opinou. Uma próxima reunião para a continuidade das tratativas está agendada para novembro. Leia sobre o Termo de Cooperação no Saiba Mais.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp