10/11/2022 às 07h47min - Atualizada em 10/11/2022 às 07h47min

Bloqueios realizados nas estradas após as eleições prejudicaram números da indústria automobilística

Outubro foi um mês bom para o setor automobilístico.

Tarcìsio Sá
Agência Radio2.
Foto/PRF
A produção, o licenciamento e a exportação cresceram de forma consistente no décimo mês do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Já em relação a setembro, houve estabilidade nos principais resultados da indústria, mas a entidade atribuiu isso ao fato de outubro ter tido um dia útil a menos que setembro e também pelas manifestações que fecharam muitas rodovias do país no 31 de outubro, o que, de certa forma, também afetou os indicadores.
Em outubro foram licenciados 180,9 mil autoveículos, 11,4% a mais que no mesmo mês do ano passado.
O ritmo diário de vendas ficou em 9 mil unidades, um pouco abaixo dos 9,2 mil de setembro – mas, não fossem os bloqueios realizados nas estradas no último dia do mês, segundo a Anfavea, a média diária ficaria em torno de 9,5 mil unidades.
Ainda de acordo com os números da entidade, no acumulado do ano, o mercado está 3,2% abaixo de 2021, mas com a expectativa encerrar o ano registrando crescimento de 1% em relação ao ano passado, superando 2,140 milhões de unidades vendidas. .
Já a produção acumulada é de 1,962 milhão de autoveículos já supera em 7,1% o volume dos 10 primeiros meses de 2021. Em outubro foram produzidas 206 mil unidades.
Sobre as exportações, a Anfavea revela que depois da forte queda de setembro em função de entraves logísticos, os números de outubro voltaram a patamares normais com a regularização dos embarques. 42,8 mil unidades produzidas no nosso país foram exportadas, volume quase 50% superior ao que saiu do país em setembro deste ano e em outubro do ano anterior.
No acumulado dos 10 primeiros meses, são 406 mil unidades embarcadas, um terço a mais do que o mesmo período de 2021, com destaque para o forte crescimento em países como Chile, Colômbia e México.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp