10/01/2023 às 09h08min - Atualizada em 10/01/2023 às 09h08min
Núcleo de Vigilância Epidemiológica alerta para a grande quantidade, do mosquito transmissor da Dengue, encontrado no município
No exercício do trabalho dos agentes de endemias, a incompreensão de alguns moradores, chega ao ponto de ameaçar os agentes
Tarcísio Sá
NVE
FOTO/NVE A Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica realiza diariamente por meio dos agentes de endemias a visitação as residências da cidade, na tentativa de orientar os moradores para um controle mais rigoroso do mosquito (Aedes Aegypti), transmissor da Dengue.
Com o período chuvoso, as visitas se intensificaram, e apesar de tentativas de sensibilizar a população, para o perigo da doença e da necessidade da colaboração de todos, para evitar criadouros do mosquito, limpando quintais, evitando todo material que possa acumular água, a participação da população ainda é muita tímida, e pasmem, no exercício do trabalho, os agentes chegam a receber ameaças.
Ressaltando que nas visitas dos agentes, são feitas coletas de larvas e mosquitos adultos, para realização de testes do vírus da dengue e nos últimos dias, os profissionais recolheram em 17 residências, por todos Bairros da Cidade, larvas e mosquitos e ao proceder os testes, foi confirmado positivo para o vírus da Dengue em todos. O material agora será enviado para o Laboratório Lacen em Goiânia, para novas análises, na intenção de saber qual o tipo de Dengue.
Portanto, se faz necessário a sensibilização de toda população, para que em parceria com o Poder Público, se promova um combate diário ao mosquito.
Haja vista, que corremos o risco de sofrer uma epidemia de Dengue jamais vista na cidade. Não custa lembrar, a Dengue mata.