15/02/2023 às 08h39min - Atualizada em 15/02/2023 às 08h39min
O ensino médio mudou, mas a maioria dos brasileiros não sabe
Você sabia que o ensino médio brasileiro mudou?
Tarcísio Sá
Agência Rádio2
Foto/Pexels-George Dolgikh Não? Desconhece essa informação? Tudo bem. Você não está sozinho nessa. A maioria da população não sabe que mudanças aconteceram.
Pelo menos é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sesi-Senai.
De acordo com o levantamento, que ouviu 2.007 brasileiros com 16 anos ou mais, nos 26 estados e no Distrito Federal, no mês de dezembro do ano passado, 55% das pessoas estão pouco ou nada informados sobre o novo modelo de ensino médio e apenas 15 em cada 100 estão informados ou muito informados a respeito das mudanças.
Apesar disso, depois de ouvirem as principais mudanças, mais de 70% dos entrevistados aprovam novo modelo de ensino.
As mudanças no ensino médio foram aprovadas por lei em 2017. O texto foi sancionado pelo então presidente era Michel Temer.
O argumento principal para as mudanças, foi tornar o ensino médio mais atrativo para evitar o abandono escolar.
As escolas tiveram prazo para adaptar os currículos e o novo ensino médio começou a ser implementado na rede pública e privada no ano passado. As mudanças devem acontecer de forma escalonada até 2024 – quando os 3 anos dessa etapa do ensino trabalharão dentro das novas diretrizes.
Basicamente, a carga horária na escola aumenta e o ensino é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias: são 4 áreas de conhecimento e uma formação Técnica ou Profissional – o aluno conta com uma grade de disciplinas obrigatórias e optativas e pode, de certa forma, escolher o caminho que mais agrada.