16/08/2023 às 08h42min - Atualizada em 16/08/2023 às 08h42min

Seis em cada 10 internações de alta complexidade no SUS são em santas casas

As Santas Casas são instituições filantrópicas de grande importância para a saúde brasileira.

Tarcísio Sá - Repórter: Milena Abreu
Foto de Anna Shvets: pexels.com
De acordo com dados divulgados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, elas respondem atualmente por 4 em cada 10 internações de média complexidade em todo o país e por 61% das internações de alta complexidade no SUS.
Atualmente, de acordo com números da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a CMB, existem 1.804 hospitais filantrópicos no País.
Juntos eles empregam mais de 1 milhão de profissionais e oferecem 175.225 leitos, sendo mais de 20 mil de unidade de terapia intensiva – UTI.
Por ano, a rede filantrópica de saúde realiza mais de 5 milhões de internações, 1,7 milhão de cirurgias e mais de 220 milhões de atendimentos ambulatoriais.
Só em 2022, 67% dos procedimentos oncológicos, ou seja, que envolvem o tratamento de câncer, foram realizados em entidades filantrópicas, responsáveis também por 7 de cada 10 dos 6,7 mil transplantes registrados no país.
Em sessão na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 15 de agosto, data de celebração do Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia, a ministra Nísia Trindade reforçou a importância do Projeto de Lei 1.435/22, que prevê a revisão periódica da tabela para remuneração de serviços prestados ao SUS.
O texto, que exige que os valores sejam atualização de forma suficiente para manutenção da qualidade do atendimento e equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, está em análise na Câmara.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp