20/04/2024 às 10h59min - Atualizada em 20/04/2024 às 10h59min

O que é condromalácia patelar? Quais as causas e o tratamento?

Neste episódio o ortopedista especialista em joelho, Rodrigo Calil, fala sobre condromalácia patelar

Por Tarcísio Sá
Fonte: Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Toda a junta ou articulação do corpo humano é amortecida por um tipo de tecido chamado de cartilagem articular, essa cartilagem é resistente e cobre as extremidades de todos os ossos dentro das nossas articulações. À medida que essa articulação se movimenta, essa cartilagem permite que os ossos deslizem suavemente entre eles.
 
Em algumas situações, essa cartilagem pode amolecer e se romper causando lesões nesses tecidos levando a condromalácia ou condropatia, a doença da cartilagem. 
 
A condromalácia pode afetar qualquer articulação do corpo humano, sendo a da patela uma das mais frequentes. A patela é um ossinho de formato circular que fica na parte da frente do joelho, e é responsável por conectar os músculos da coxa com a perna, exercendo papel de proteção da articulação do joelho e também a função de facilitar o movimento de extensão do joelho. Quando essa cartilagem fica amolecida, pode se romper ou se fragmentar até ocorrer a exposição do osso embaixo da cartilagem. Com o passar do tempo, essa exposição óssea pode acabar gerando um processo degenerativo da articulação, chamado de osteoartrite ou artrose. 
 
Causas
 
As principais causas são: 
 
Uso excessivo, como atividades que envolvam agachamento ou saltos repetitivos, desequilíbrio muscular, alterações anatômicas, joelho em valgo, dentre outras;
Desequilíbrio muscular: um desequilíbrio muscular na região do joelho devido a uma fraqueza da musculatura da coxa ou do quadríceps associado ao encurtamento da musculatura da parte de trás da coxa, leva a uma sobrecarga nessa articulação;
Alterações anatômicas: algumas pessoas possuem características que aumentam a sobrecarga nessa região podendo levar a condromalácia;
Traumas: traumas diretos na frente do joelho ou fraturas podem levar a uma lesão da cartilagem articular da patela;
Doenças reumatológicas: pacientes com doenças autoimunes como artrite reumatoide possuem mais chances de desenvolver lesões na cartilagem.
 
Sintomas
 
Os sintomas comuns incluem:
Dor ao levantar-se ou subir escadas;
Crepitação, semelhante a um arranhão no joelho;
Inchaço, em alguns casos.
 
Diagnóstico
 
O diagnóstico é feito a partir do histórico clínico, o médico irá avaliar o histórico de traumas, características da dor, no exame físico o médico vai observar o alinhamento do joelho, sinais de atrofia da musculatura ou de encurtamento, movimento da patela, aumento do volume e dor em alguns locais. Para complementar o diagnóstico pode ser necessário a realização de exames de imagem, como uma radiografia ou uma ressonância magnética do joelho.
 
Tratamento
 
É importante destacar que esta é uma condição crônica, não possui cura, sendo fundamental adotar medidas preventivas para evitar sua rápida progressão. Recomenda-se:
Realizar aquecimento e alongamento antes das atividades físicas;
Praticar exercícios para fortalecer os músculos ao redor do joelho, especialmente os da coxa;
Aumentar gradualmente a intensidade do programa de treinamento;
Evitar esforços excessivos e exercícios muito rápidos.
 
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no Youtube


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp