18/08/2022 às 07h57min - Atualizada em 18/08/2022 às 07h57min

Uma em cada 03 crianças e adolescentes já buscou ajuda emocional pela internet

Internet é um dos principais meios acessados por crianças e adolescente na busca por apoio emocional

Tarcísio Sá - Bernadete Druzian
Agência Rádio
Foto cottonbro/pexels.
Pesquisa da TIC Kids Online Brasil revela que um terço dos menores entre 11 e 17 anos afirma ter utilizado a ferramenta para desabafar ou tentar solução para situações desagradáveis. 
A prática é mais comum entre meninas – 36 POR CENTO delas acorrem ao universo online para pedir ajuda, enquanto entre meninos, o índice foi de 29 POR CENTO. 
Segundo os organizadores da pesquisa, os jovens foram perguntados se procuraram ajuda na internet quando aconteceu algo ruim ou para conversar quando se sentiram tristes. 
A proposta é incluir o tema saúde mental e internet na pesquisa para avaliar estratégicas que promovam o bem-estar de crianças e adolescentes. 
Os dados não evoluíram para quantificar o resultado da busca.
Ou seja, de todos que procuraram apoio por esse meio, há os que obtiveram ajuda e aqueles que falaram com pessoas ou grupos que complicaram ainda mais a situação emocional. 
Luísa Adib, coordenadora da pesquisa avalia que familiares e educadores devem ficar atentos a esse comportamento e monitorar o uso de ferramentas digitais na infância e adolescência. 
O estudo envolveu DUAS MIL 651 crianças e jovens e seus pais e responsáveis. Foi realizado com entrevistas presenciais de outubro de 2021 a março deste ano. 
Atualmente, 88 POR CENTO das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos têm perfil em redes sociais, mesmo com a limitação por parte dos administradores das plataformas para inscrição somente a partir de 13 anos. 
Dos menores entre 9 e 10 anos, 68 POR CENTO estão nas redes. Já os que têm entre 10 e 11 anos somam 86 POR CENTO. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp