25/12/2022 às 12h24min - Atualizada em 25/12/2022 às 12h24min
Você conhece a origem da árvore de Natal? A tradição vem de culturas pagãs e se tornou popular no século 19
Considerado um dos principais símbolos do Natal, o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que se mantém verde durante o inverno rigoroso.
Tarcísio Sá - Por Sig Eikmeier
Agência Rádio
Foto de Elina Fairytale:Pexels As culturas pagãs o levavam para dentro de casa e enfeitavam, como garantia de fertilidade, e esse costume passou para os povos germânicos.
Uma das versões é que a primeira árvore de Natal tenha surgido em 1510 na Letônia, país localizado no nordeste da Europa.
Mas a tradição só teria começado após a divulgação, em 1846, de uma ilustração da rainha Victória e do príncipe Albert, do Reino Unido, com os filhos em volta de um pinheiro com presentes.
A mãe da rainha era alemã e o costume de decorar a árvore no período natalino se tornou popular na Inglaterra e se espalhou para o restante do mundo.
As bolas de Natal foram criadas na mesma época por um soprador de vidro da Alemanha e com o tempo surgiram outros enfeites, como a estrela de Belém, que é colocada no topo.
Nos dias de hoje, diversas famílias, no mundo todo, mantém a tradição de montar a árvore de Natal, para celebrar a noite de 24 de dezembro.
Ela é desmontada em seis de janeiro, Dia de Reis, quando os Reis Magos teriam chegado a Belém, após o nascimento de Jesus.