Goiás se destaca em premiação nacional com iniciativas culturais de Valparaíso e Senador Canedo

Por
3 Min

Goiás se destaca em premiação nacional com iniciativas culturais de Valparaíso e Senador Canedo
Imagem: Reprodução / Minc

BRASÍLIA – Duas cidades do estado de Goiás foram destaque nacional durante o Prêmio Boas Práticas dos CEUs das Artes, evento promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) na capital federal. As iniciativas dos municípios de Valparaíso de Goiás e Senador Canedo receberam reconhecimento oficial pelas ações desenvolvidas em seus Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

Os municípios goianos dividiram os holofotes em categorias distintas, que reforçam o impacto social e comunitário desses espaços:

  • Valparaíso de Goiás: Premiado na categoria Programação Cultural, pelo dinamismo e diversidade de atividades oferecidas à população.
  • Senador Canedo: Reconhecido na categoria Formação de Público, pelo trabalho de engajamento, mediação e aproximação dos cidadãos com as manifestações artísticas.

Fortalecimento da Cidadania e Participação Social

Durante a cerimônia de premiação, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, enfatizou o papel estratégico que os CEUs das Artes desempenham nas comunidades, funcionando como vetores de transformação social.

"Oferecendo serviço público, garantindo direitos, garantindo cidadania (...). E demonstrando que aquele é um território que tem uma potência enorme para se desenvolver e que precisa de que as políticas públicas sejam atentas para isso. Então, é um investimento importante e essa rede é uma rede estratégica. E ela é muito mais forte quando ela atua a partir da participação social", declarou o secretário.

O Desafio da Infraestrutura Cultural no Interior

Tavares também apontou que a expansão da infraestrutura cultural descentralizada continua sendo um dos maiores desafios da gestão pública no país. Historicamente, comunidades periféricas e rurais enfrentaram barreiras no acesso a esses bens de direito.

Segundo o secretário, o atual modelo de rede busca corrigir essa distorção histórica:

"Um déficit gigantesco nas periferias e no interior do país de equipamentos culturais que precisa ser enfrentado e superado. A gente nunca tinha conseguido desenvolver política de infraestrutura cultural para atender comunidades afastadas e rurais (...), e pela primeira vez nós temos uma rede de equipamentos culturais pensadas pelo governo do Brasil e desenvolvidas em parceria federativa e com a sociedade que respondem a esses dilemas".

Após a entrega dos prêmios, a programação do encontro nacional teve continuidade em Brasília, reunindo gestores culturais de diversas regiões do país em oficinas técnicas e atividades de articulação institucional. Para mais informações sobre o evento e a lista completa dos projetos premiados, os interessados podem acessar o site oficial do site Ministério da Cultura.


FONTE: Brasil 61
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalcampoalegre.com.br/.